Pular para o conteúdo principal

Retrô - Minhas Fitas K7

 Aproveitei que restaurei meu CCE Stereo Cassette Deck CD-2020 e peguei a minha caixa de fitas cassete para organizar e relembrar o que eu escutava no século passado.


Encontrei algumas fitas demo de bandas de amigos como Deliriuns Tremens (Santo André) e Mudera (Mauá), algumas fitas originais (infelizmente todas sem capa), diversas fitas de gravação de programas de rádio e algumas outras de coletâneas que alguns amigos me fizeram, muitas delas me fizeram conhecer bandas como Ministry, White Zombie, Soundgarden, etc.   

Um aplicativo android que esta me ajudando muito e recomendo é o Shazam, reconheceu todas as músicas que eu não me lembrava, pelo menos até o momento, e em poucos segundos. 

Algumas das fitas estão gravadas apenas o lado A. E muitas estavam fora das caixas, por isso tantas sem capa, mas aos poucos vou escutando e colocando a capa certa.



Algumas das fitas cassetes que eu ainda tenho



Algumas originais que tenho, porém sem a capa, são:

Jean Michel Jarre - En Concert Houston / Lyon (1987) o mago dos teclados, que me encantou como ele conseguia um som tão diferente com instrumentos tão estranhos para mim, e computadores acoplados, isso no final dos anos 80. Além da pirotecnia e Video Mapping, o show que passou na Rede Globo na época fez eu pedir para meu pai a fita, encontrei até a propaganda da fita na época  que estava nesse fansite.

Snap! - World Power (1990) quando comecei a sair para as danceterias era um dos discos que eu mais gostava, especialmente o lado 1 que tinha The PowerOoops UpCult Of Snap (minha favorita) e Believe The Hype na sequência.

Paula Abdul - Shut Up and Dance (The Dance Mixes) (1990) gostava demais da Paula Abdul, era minha paixão da época, e os remixes que me incentivaram a ser DJ dos bailinhos de garagem daqui da área.




Algumas das fitas originais que tenho Snap!, Jean Michel Jarre (preta) e Paula Abdul

 

Uma fita que comprei de lembrança quando fui para Porto Seguro, na Bahia, provavelmente em 1997, na época as músicas tocavam por lá e só só ouvíamos por aqui (em São Paulo) alguns meses depois. As capas eram impressas com jato de tinta em sulfite, e cada vendedor tinha sua seleção de hits. Alguns que estouraram desta fita fita foram o  grupo É o Tchan e o Terra Samba. 


Fita de lembrança de uma viagem para Porto Seguro, na Bahia


Tenho algumas das fitas cassete que vinham junto com a antiga revista Audio Car, são coletâneas dos mais variados gêneros que vão da dance music ao rock.


Fitas cassetes que vinham encartadas com a extinta revista Audio Car


E as fitas de bandas locais que eram até mais caprichadas que as fitas de artistas de grandes gravadoras, como por exemplo a da banda de hardcore andreense "Deliriuns Tremens" com a fita "Tempo Ruim".


Fita cassete da banda de hardcore andreense Deliriuns Tremens - "Tempo Ruim"

Texto original publicado em 5 de março de 2021 no meu primeiro blog Trankeiras do Sickeira.

É bom redescobrir algumas músicas que estavam "perdidas" na minha memória.

E você ainda tem alguma fita cassete perdida por aí? Se tiver demos de alguma banda/grupo e quiser doar eu aceito ; p  😄

Infelizmente no dia 6 de março Lou Ottens, inventor da fita cassete, morreu aos 94 anos.


Alguns links interessantes que podem ajudar: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Rock Brigade

Foram impressas 273 edições da  Rock Brigade  em 32 anos de vida editorial ininterrupta, sob o   ISSN 1414-0306 , fora as edições especiais, iniciou em março de 1981 foi até março de 2013, destas possuo 66 edições impressas. Começou como fanzine e assim seguiu até a edição 15, encontrei algumas dessas raridades digitalizadas no forum  Heavy Metal Rarities , são as edições de números  1 ,  13 ,  14 ,  15 ,  16 ,  17 , 18 ,  19 ,  21 ,  24 ,  26  e  27 .  O blog Porrada Grind Noise disponibilizou para download os PDFs da edições 2, 4, 13, 14 e 15  enquanto as edições 6 e 10 foram encontradas no The Corroseum . Se alguém encontrar as edições que faltam, por favor postem nos comentários que atualizo o texto com os créditos e links para as edições 3, 5, 7, 8, 9, 11, 12, 20, 22, 23 e 25. Ou até de algumas outras. Existe um documentário sobre a revista de 2017, é o Headbanger Voice – A História da Rock Brigade (não consegui assistir até o momento), o  trailer , e também tem a entrevista co

Coleções - DiscoGs

Este texto foi publicado originalmente em 28 de janeiro de 2020 no meu primeiro blog Trankeiras do Sickeira.  Os meus quadrinhos já tenho catalogados no  Guia dos Quadrinhos , fiz isso a alguns anos, e para os discos decidi usar o  DiscoGs  que tem um  aplicativo mobile  muito bom, e podem conferir  minha coleção aqui . Print do site na pagina da trilha sonora do filme Strange Days  Aqui estão alguns print screens do app para Android, com uma pequena parte da minha coleção de discos. O legal foi reaprender algumas coisas ao catalogar, como saber se são da primeira tiragem por exemplo. Descobri que tenho algumas raridades como o split do Sepultura com o Overdose, de rotulo vermelho, que saíram apenas 1000 copias, e muitos dos fãs radicais na época riscavam o lado da banda que não gostavam, talvez o de maior valor na minha coleção, e o encontrei muito tempo atrás, sem querer, enquanto estava conversando com um colega e olhando os discos. Uma outra vantagem do app é o fato de ter um sampl

Revista Mosh

 Texto original de 16 de março de 2022, do meu primeiro blog Trankeiras do Sickeira. A revista Mosh foi criada em setembro de 2004, pelo jornalista Régis Tadeu, saiu pela Editora HMP  tenho apenas 1 edição com Bjork na capa, o slogan era  "atitude, informação e muita música!" https://portal.issn.org/resource/ISSN/1806-8855# Capa e entrevista com Bjork, sobre diversos assuntos e o lançamento do disco Medulla, que tem apenas vozes e diversas participações.. Uma reportagem sobre a produção do documentário dos Ramones, entitulado  End of the Century . Uma lista com 50 músicas picantes escolhidas Beatles e Bob Dylan no encontro que mudou a história do rock. Os ecos do movimento literário Geração Beat. E ainda matérias sobre Kill Bill 2, Prodigy, Nação Zumbi e Inocentes. Caso goste de revistas sobre música, tem mais sobre o assunto em: Revista OutraCoisa   (7) Revista Valhalla Metal Magazine   (10) Revista Comando Rock   (228) Revistas Especiais Marilyn Manson   (15) Revista Vírus